A arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação: alguns conceitos aplicados ao ensino/aprendizagem

Authors

  • Nathan Bastos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Fabiana Giovani Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4536

Keywords:

Bakhtin, Educação, Ensino/aprendizagem, Paradigma indiciário

Abstract

O texto que trazemos para discussão é um dos primeiros frutos de um projeto de pesquisa que estuda a arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação. A proposição do artigo é apresentar/discutir uma série de conceitos do filósofo russo Mikhail Bakhtin (conceitos espalhados nas obras do autor e do círculo), como gêneros discursivos, polifonia, alteridade, contra-palavra, e, sobretudo, o mote central dos seus estudos, o dialogismo; e as relações desses ensinamentos do autor russo com a educação na área de linguagem, com mais atenção ao ensino de língua portuguesa. O caminho metodológico escolhido é o do paradigma indiciário, o método abdutivo desenvolvido por Carlo Ginzburg. Nessa perspectiva, pretende-se apreender, após análise de uma prática docente pautada nos pilares bakhtinianos, quais foram as diferenças entre escrita e reescrita dos textos produzidos pelos alunos na situação de comunicação criada em sala de aula.

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Author Biographies

Nathan Bastos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Licenciatura em letras - Línguas Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas.

Fabiana Giovani, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Docente no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé (RS).

Published

2014-05-08

How to Cite

BASTOS, Nathan; GIOVANI, Fabiana. A arquitetônica do pensamento bakhtiniano e sua relação com a educação: alguns conceitos aplicados ao ensino/aprendizagem. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 43–56, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4536. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4536. Acesso em: 8 jun. 2025.

Issue

Section

Thematical dossier
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