Pesquisa no Mestrado Profissional em ensino de Ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação

Autores

  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário Univates
  • Andreia Scherer da Silva
  • Tatiane Reginatto
  • Aline Diesel

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5580

Palavras-chave:

Pesquisa. Ensino de ciências. Ciclos de formação. Educação Básica.

Resumo

Este estudo retrata uma ação pedagógica investigativa que objetivou organizar situações de ensino que tenham a pesquisa como princípio educativo, a partir de investigação sobre estruturas, características, experiências prévias e modalidade de ação integrada adotada em escola ciclada. O trabalho aqui proposto, oriundo de uma dissertação de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, é um estudo de caso com abordagem qualitativa, que envolveu 123 alunos matriculados no terceiro ciclo de uma Escola de Ensino Fundamental de Lajeado- RS/BRA. O estudo foi orientado pela questão: Que estratégias de ensino possibilitam a ampliação dos espaços da pesquisa em ciências num contexto de organização curricular por Complexo Temático? As informações foram obtidas por entrevistas, grupos focais, questionários, relatórios, coletivos e registros de observações diretas que foram analisadas segundo as orientações da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a utilização de diferentes ambientes de aprendizagem favorece a pesquisa, despertando o interesse dos alunos nas diferentes atividades e envolvendo pais e comunidade escolar no desenvolvimento das etapas de trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.04.2015

Como Citar

MARTINS, Silvana Neumann; SCHERER DA SILVA, Andreia; REGINATTO, Tatiane; DIESEL, Aline. Pesquisa no Mestrado Profissional em ensino de Ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 69–82, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5580. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5580. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira