As pesquisas do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: formação de professores, diversidade e organização do trabalho didático

Autores

  • Kátia Cristina Nascimento Figueira UEMS
  • Léia Teixeira Lacerda UEMS
  • Maria Leda Pinto UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5616

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, formação de professores, diversidade, trabalho didático, pesquisa educacional.

Resumo

O presente artigo apresenta um balanço dos resultados das dissertações defendidas pela primeira turma (2013-2015) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido na Unidade Universitária de Campo Grande, nas linhas de pesquisa “Formação de Professores e Diversidade” e “Organização do Trabalho Didático”. Esse Programa de Mestrado tem como finalidade formar professores mestres, oportunizando-lhes o enriquecimento, o compromisso com a carreira docente e o desenvolvimento do ensino, por meio da pesquisa voltada aos problemas da Educação Básica. Os resultados foram analisados na perspectiva dos teóricos do campo, que têm produzido estudos sobre a produção do conhecimento oriunda dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Cristina Nascimento Figueira, UEMS

Possui graduação em História - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História daEducação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação, educação e exército, educação continuada, histoira da educação e organização do trabalho didático. Na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, trabalhou como assessora de Pró-reitoria de Pesquisa, de Coordenação do Curso de Direito, de Pró-reitoria de Graduação e da Educação a Distância. Foi docente nas disciplinas de História da Educação, Educação e Diversidade e Metodologia Jurídica na graduação nas modalidades presencial e a distância. Nesta mesma instituição, foi professora em diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Prestou assessoria pedagógica na educação a distância do Instituto de Ensino Superior COC, mais tarde Centro Universitário UNISEB COC.

Léia Teixeira Lacerda, UEMS

raduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995/2003), Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2000. Atua na graduação e na pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq. Tem experiência em pesquisa e ensino superior nas áreas de Psicologia da Educação e História Indígena, com ênfase em Educação Preventiva, tendo publicado capítulos de livros e artigos em revistas especializadas. É vencedora do Prêmio Péter Murányi 2009 Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das DST/ Aids em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, concedido pela Fundação Péter Murányi. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa educacional, formação de professores, educação escolar indígena, história das populações indígenas de MS, prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, história, psicanálise, cultura e sexualidade dos povos ameríndios

Maria Leda Pinto, UEMS

Graduada em Letras pela Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras (1978), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde atua na graduação e na pós-graduação, na área de estudos do texto e do discurso. É líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudo em Análise do Discurso. Possui experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística e ensino de Língua Portuguesa, cultura e construções identitárias do homem pantaneiro, diversidade cultural e meio ambiente. É docente dos Cursos de Pedagogia e Letras Bacharelado, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (2011) e Coordenadora Local do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande MS.

Downloads

Publicado

07.04.2015

Como Citar

FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento; LACERDA, Léia Teixeira; PINTO, Maria Leda. As pesquisas do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: formação de professores, diversidade e organização do trabalho didático. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 83–100, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5616. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5616. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira