A (in)formalização da linguagem matemática na transição da Aritmética para a Álgebra
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6071Palavras-chave:
Linguagem matemática. Transição. Aritmética. Álgebra.Resumo
Considerando que a introdução da linguagem algébrica nas aulas de Matemática pode ser bastante traumática e causar rupturas para o aluno, ainda acostumado apenas com os estudos de Aritmética, observamos a necessidade da discussão sobre a linguagem envolvida nessa transição, às vezes com excessos de formalidade e rigor e, em outras, impregnadas da linguagem coloquial. Evidenciamos a necessidade de propor situações didáticas possibilitando e garantindo a compreensão dos primeiros conceitos algébricos e de uma reflexão da ação linguística praticada em sala de aula. Salientamos ainda, a eficácia da linguagem do livro didático que dispõe de um conjunto próprio de símbolos na produção de significados. Ressaltamos a importância de investigar as relações entre linguagem e Matemática e até que ponto a linguagem cotidiana interfere no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
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