A (in)formalização da linguagem matemática na transição da Aritmética para a Álgebra

Autores

  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília - UnB
  • Leandro Frederico da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Andreza Fiorini Perez Rivera SEEDF/ Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6071

Palavras-chave:

Linguagem matemática. Transição. Aritmética. Álgebra.

Resumo

Considerando que a introdução da linguagem algébrica nas aulas de Matemática pode ser bastante traumática e causar rupturas para o aluno, ainda acostumado apenas com os estudos de Aritmética, observamos a necessidade da discussão sobre a linguagem envolvida nessa transição, às vezes com excessos de formalidade e rigor e, em outras, impregnadas da linguagem coloquial. Evidenciamos a necessidade de propor situações didáticas possibilitando e garantindo a compreensão dos primeiros conceitos algébricos e de uma reflexão da ação linguística praticada em sala de aula. Salientamos ainda, a eficácia da linguagem do livro didático que dispõe de um conjunto próprio de símbolos na produção de significados. Ressaltamos a importância de investigar as relações entre linguagem e Matemática e até que ponto a linguagem cotidiana interfere no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Investigador do PPG em Gestão Pública da UnB e do PPG em Ensino de Ciências da UEG, Brasília, DF – Brasil.

Leandro Frederico da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Mestrando no PPG em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Anápolis, GO – Brasil.

Andreza Fiorini Perez Rivera, SEEDF/ Universidade Estadual de Goiás

Mestranda no PPG em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Anápolis, GO – Brasil.

Downloads

Publicado

27.06.2016

Como Citar

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; SILVA, Leandro Frederico da; RIVERA, Andreza Fiorini Perez. A (in)formalização da linguagem matemática na transição da Aritmética para a Álgebra. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 127–137, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6071. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6071. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos