Memórias da avaliação da aprendizagem: o caderno de memórias como instrumento de reflexão e autoavaliação

Autores

  • Célia Regina Teixeira Universidade Federal da Paraíba
  • Danieli Almeida de Araújo Rodrigues Bulhões Universidade Federal da Paraíba
  • Merian Aparecida Poluceno da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7095

Palavras-chave:

Avaliação, Memórias de aulas, Ensino e aprendizagem, autoavaliação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo ocasionar uma reflexão acerca da avaliação das aprendizagens, a partir dos registros nos cadernos de Memórias dos alunos do curso de pedagogia, para isto, destacamos as reflexões realizadas através das vivências decorrentes da disciplina de Avaliação Educacional, ministrada no curso de Pedagogia, Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE, da Universidade Federal da Paraíba — UFPB. A avaliação das aprendizagens vem sendo cada vez mais objeto de discussão entre estudiosos e profissionais da educação. E para demostrar esse interesse, foi proposto como avaliação da aprendizagem à construção do caderno de memórias de aulas. O caderno de memórias de aulas contribuiu para a reflexão acerca das impressões e experiências sobre o processo de avaliação e, também nos serviu como instrumento de autoavaliação das aprendizagens construídas. Durante todo processo de construção houve um diálogo entre os aspectos da teoria e prática, nos permitindo a todos compreender a avaliação e a sua importância para o processo de aquisição de conhecimentos da área avaliativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação [Currículo] – PUC-SP; Mestre em Educação – UFMT; Professora na Graduação – Uninove. São Paulo – SP

Danieli Almeida de Araújo Rodrigues Bulhões, Universidade Federal da Paraíba

 Graduada em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

 

 

Merian Aparecida Poluceno da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

07.06.2017

Como Citar

TEIXEIRA, Célia Regina; RODRIGUES BULHÕES, Danieli Almeida de Araújo; POLUCENO DA SILVA, Merian Aparecida. Memórias da avaliação da aprendizagem: o caderno de memórias como instrumento de reflexão e autoavaliação. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 109–119, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7095. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7095. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos