RE: o refazer do Sertão-Brasília

Autores

  • Estevão Monti Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.841

Palavras-chave:

complexidade, pacto, multirreferencialidade, sustentabilidade, reorganização.

Resumo

As histórias de vida dos sertanejos que participam do vídeo Sertão-Brasília e as dos seus filhos e netos residentes em Brasília denunciam a crise instalada no sertão do Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Ela advém do pacto de modernidade firmado entre Juscelino Kubitchek e o capital financeiro internacional, no início da construção de Brasília. Fundado no paradigma da complexidade de Edgar Morin, nas metáforas do pacto e do namoro extraídas do romance rosiano e nos depoimentos que integram o vídeo, este artigo aponta a cultura sertaneja como fonte de possibilidades para saída do pacto, reorganização do sistema Sertão- Brasília e reconquista da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Monti, Universidade de Brasília

Mestre em Política e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB) e professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

28.03.2008

Como Citar

MONTI, Estevão. RE: o refazer do Sertão-Brasília. Dialogia, [S. l.], v. 2, p. 41–50, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v2i0.841. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/841. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos