Aspectos dialógicos na construção do “outro” durante uma atividade em pares em uma aula de língua estrangeira-inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8730

Palavras-chave:

Linguística aplicada. Língua estrangeira. Círculo de Bakhtin. Ensino crítico.

Resumo

O presente estudo busca investigar quais aspectos dialógicos do Círculo de Bakhtin surgem nas interações entre alunos durante uma atividade em pares de cunho intercultural e crítico em uma aula de língua inglesa. A partir da atividade examinada no estudo, pôde ser observado que esses alunos se engajaram em um processo dialógico intercultural e crítico, onde não só a prática da língua estrangeira estava em questão, mas também visões de mundo. A conclusão que pode ser traçada é de que essa dinâmica pode ser útil em sala de aula, pois incentiva os alunos a desempenharem um papel autoral na língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor de língua inglesa no Sesc Idiomas. Goiânia – GO – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1841-0900

Carla Janaína Figueredo, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva da Área de Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9097-6290

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

MAGALHÃES, Victor Hugo Oliveira; FIGUEREDO, Carla Janaína. Aspectos dialógicos na construção do “outro” durante uma atividade em pares em uma aula de língua estrangeira-inglês. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 123–132, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8730. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8730. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos