Rompendo os muros escolares

Autores

  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8774

Palavras-chave:

Educação Monocultural. Multiculturalismo. Educação Intercultural. Escola.

Resumo

O texto “Rompendo os muros escolares” tem como tema central a discussão dos processos educacionais escolares, a partir das visões mono, multi e intercultural, objetivando provocar a reflexão sobre as práticas pedagógicas monoculturais e hegemônicas e sobre a necessidade da construção da resistência pedagógica por meio da educação multi/intercultural. O estudo de caráter bibliográfico, tem como foco a abordagem intercultural de Candau (2000), e em outros teóricos que fundamentam o multiculturalismo e a interculturalidade. A partir das reflexões evidencia-se que o desafio da educação intercultural está em problematizar as práticas pedagógicas e curriculares, na perspectiva de processos educativos e formativos voltados para pluralidade cultural, para a presentificação das diferenças e para a inclusão social. A educação intercultural como meio de resistência às propostas pedagógicas hegemônicas.

Downloads

Biografia do Autor

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó – SC - Brasil

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

LOSS, Adriana Salete. Rompendo os muros escolares. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 147–156, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8774. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8774. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 473
  • PDF 1132