A percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência nas escolas do município de Cáceres-MT
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13309Keywords:
Violência escolar, Violência urbana, Escolas municipais, Professores.Abstract
Recorte de uma dissertação, neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de conhecer a percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência escolar e a relação desta com a violência urbana. A pesquisa desenvolvida foi descritiva de abordagem quali-quantitativa. As escolas pesquisadas foram selecionadas com base nos registros de homicídios no município de Cáceres/MT, do período de 2010 a 2017. Foram escolhidas quatro escolas localizadas em bairros com o maior número de homicídios, e a amostra foi constituída de quarenta e um sujeitos. As ações tipificadas pelos professores como sendo violência são, em sua maioria, comportamentos de indisciplina e incivilidade. Para os professores, a violência influencia o ambiente escolar, porém, consideram violência urbana aquela oriunda do contexto familiar, e não a relacionaram aos homicídios que ocorreram no bairro em que a escola está localizada.
Downloads
References
ADORNO, S. Socioeconomic exclusions and urban violence. Sociologias, 2002.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1994.
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças (Org.). Violência nas escolas. Brasília: Unesco, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Portugal, Lisboa: Edições 70, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2009.
______. Identidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
BRAGA, A. R. C. Dentro e fora da sala de aula: um estudo acerca das representações sociais dos licenciandos de Pedagogia da UFMT. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, nº 8, p.432-443, jul./dez. 2002.
FREUD, S. O mal estar na civilização. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
JUSTO, José Sterza. A Psicanálise Lacaniana e a Educação. In: CARRARA, Kester. (Org.). Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2004. (p.72-107).
KRUG, E. G. et al. (Org.). Relatório mundial sobre violência e saúde. Geneva: Organização Mundial da Saúde, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.
ODALIA, Nilo. O que é a violência. Coleção Primeiros Passos. 4 ed. São Paulo: Editora Brasiliense,1983.
TIELLET, Maria do Horto Salles. As Políticas públicas de redução e prevenção dos conflitos e da violência em ambiente escolar no estado do Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do município de Cáceres. 2012. 362p. Tese (Doutorado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2012.
TIELLET, Maria do Horto Salles; COSTA, José Ferreira. Brincadeiras que humilham: manifestações de incivilidade. Relatório. 216f. Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, MT. 2006.
TSUKAMOTO, Frádia Cícera de Castro. A violência escolar na perspectiva dos professores do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Cáceres-MT. 2012.100f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Dialogia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.