A percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência nas escolas do município de Cáceres-MT
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13309Palabras clave:
Violência escolar, Violência urbana, Escolas municipais, Professores.Resumen
Recorte de uma dissertação, neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de conhecer a percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência escolar e a relação desta com a violência urbana. A pesquisa desenvolvida foi descritiva de abordagem quali-quantitativa. As escolas pesquisadas foram selecionadas com base nos registros de homicídios no município de Cáceres/MT, do período de 2010 a 2017. Foram escolhidas quatro escolas localizadas em bairros com o maior número de homicídios, e a amostra foi constituída de quarenta e um sujeitos. As ações tipificadas pelos professores como sendo violência são, em sua maioria, comportamentos de indisciplina e incivilidade. Para os professores, a violência influencia o ambiente escolar, porém, consideram violência urbana aquela oriunda do contexto familiar, e não a relacionaram aos homicídios que ocorreram no bairro em que a escola está localizada.
Descargas
Citas
ADORNO, S. Socioeconomic exclusions and urban violence. Sociologias, 2002.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1994.
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças (Org.). Violência nas escolas. Brasília: Unesco, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Portugal, Lisboa: Edições 70, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2009.
______. Identidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
BRAGA, A. R. C. Dentro e fora da sala de aula: um estudo acerca das representações sociais dos licenciandos de Pedagogia da UFMT. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, nº 8, p.432-443, jul./dez. 2002.
FREUD, S. O mal estar na civilização. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
JUSTO, José Sterza. A Psicanálise Lacaniana e a Educação. In: CARRARA, Kester. (Org.). Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2004. (p.72-107).
KRUG, E. G. et al. (Org.). Relatório mundial sobre violência e saúde. Geneva: Organização Mundial da Saúde, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.
ODALIA, Nilo. O que é a violência. Coleção Primeiros Passos. 4 ed. São Paulo: Editora Brasiliense,1983.
TIELLET, Maria do Horto Salles. As Políticas públicas de redução e prevenção dos conflitos e da violência em ambiente escolar no estado do Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do município de Cáceres. 2012. 362p. Tese (Doutorado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2012.
TIELLET, Maria do Horto Salles; COSTA, José Ferreira. Brincadeiras que humilham: manifestações de incivilidade. Relatório. 216f. Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, MT. 2006.
TSUKAMOTO, Frádia Cícera de Castro. A violência escolar na perspectiva dos professores do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Cáceres-MT. 2012.100f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Dialogia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.