New authorship`s in networks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18317

Keywords:

Curriculum, Remote learning, Innovation, Network

Abstract

The article analyzes the case “Project Monitoria EaD” and the collection “From Wuhan to Perdizes: educational paths”, both developed in the first semester of 2020. Innovative, both projects were carried out by a higher education institution to take up classes on a regular basis, in a remote way, after the withdrawal of face-to-face activities due to the Covid-19 pandemic. They brought together teachers, students and graduates with the behavior and characteristics of a "network". As a result, classes, readings and research were recontextualized and reframed, opening new learning spaces for teachers and students. The variables, arising from the demands of physical isolation, enabled a space for scientific dissemination that dialogued with the current issues that affect formal education. New authorship and partnerships have emerged. Both resulted in the construction of a democratic and inclusive “network”, which provides the members with autonomy and empowerment.

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Author Biographies

Fernando José de Almeida, PUC SP

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - 2020). 
Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo, 
Foi diretor Nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). 
É Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do futebol e do São Paulo:Companhia de Dança. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. 
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informatica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

Maria da Graça Moreira Silva, PUCSP

Maria da Graça Moreira da Silva concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Ciências da Computação e docente participante do programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vem atuando na implantação e coordenação de projetos de EAD em instituições de ensino superior, com ênfase na formação de docentes para o uso de mídias e tecnologias na educação e no desenho instrucional de materiais didáticos para EAD. Participou de diversos projetos junto à SEED do MEC e em outras instituições. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, computadores e educação, e-learning, formação de professores, tecnologia educacional, computadores educação, educação especial, design dnstrucional e educação e tecnologia.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7868517261081624

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, PUC SP

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e tecnologias (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1D do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

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Published

2020-12-22

How to Cite

DE ALMEIDA, Fernando José; SILVA, Maria da Graça Moreira; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. New authorship`s in networks. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 176–192, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18317. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18317. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia