Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10595

Palabras clave:

Formação. Teorias. Educação Física.

Resumen

A Filosofia é um campo de conhecimento que estimula a reflexão, a crítica, o debate de ideias e o pensamento racional do ser humano para reconhecer suas atitudes e avaliar seus comportamentos. Na Educação Física brasileira ela ocupa pouco espaço na formação de professores, quer seja pela opinião de que cuida do corpo como uma entidade separada da mente, ou pelo destaque a uma formação mais voltada às Ciências Naturais. Este ensaio pretende colocar alguma luz neste problema analisando as teorias próprias da área que devem fazer parte da formação de professores e que por diversos motivos estão ausentes na graduação. As teorias estão divididas em quatro paradigmas cada qual com um conjunto de ideias. Essa diversidade de opções foi discutida a luz do pensamento complexo de Edgar Morin, apontando o distanciamento entre as correntes filosóficas e as aulas de Educação Física no ensino básico.

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Biografía del autor/a

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em Administração Esportiva pela FMU e graduado em Educação Física pela EEFEUSP. doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho, participante do GRUPEFE - Grupo de Estudos em filosofia da Educação da Universidade Nove de Julho. Professor universitário com enfoque nos estudos sobre esportes radicais e de aventura no âmbito da graduação na Universidade Nove de Julho e coordenador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura Escolar (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho.

Antonio Joaquim Severino, UNINOVE - FEUSP

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

PEREIRA, Dimitri Wuo; SEVERINO, Antonio Joaquim. Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 321–332, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.10595. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10595. Acesso em: 15 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos