Theoretical foundation in the graduation of Physical Education teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10595

Keywords:

Formation. Theory. Physical Education.

Abstract

Philosophy is a field of knowledge that stimulates the reflection, criticism, discuss of ideas and the rational thought of the human being to recognize their attitudes and evaluate their behaviors. In Brazilian Physical Education, it occupies little space in the formation of teachers, either by the opinion that it takes care of the body as a separate entity from the mind, or by emphasizing a formation more directed to the Natural Sciences. This essay intends to shed some light on this problem by analyzing the theories of the area that should be part of teacher education and that for various reasons are absent in undergraduate studies. Theories are divided into four paradigms each with a set of ideas. This diversity of options was discussed in the light of Edgar Morin's complex thinking checking the distance between philosophical currents and Physical Education classes in elementary education.

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Author Biographies

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em Administração Esportiva pela FMU e graduado em Educação Física pela EEFEUSP. doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho, participante do GRUPEFE - Grupo de Estudos em filosofia da Educação da Universidade Nove de Julho. Professor universitário com enfoque nos estudos sobre esportes radicais e de aventura no âmbito da graduação na Universidade Nove de Julho e coordenador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura Escolar (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho.

Antonio Joaquim Severino, UNINOVE - FEUSP

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira.

Published

2019-08-31

How to Cite

PEREIRA, Dimitri Wuo; SEVERINO, Antonio Joaquim. Theoretical foundation in the graduation of Physical Education teachers. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 321–332, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.10595. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10595. Acesso em: 15 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos