Ensinar e aprender em “novos” espaços educativos na Amazônia Paraense: uma análise do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Sistema Educacional Interativo/SEI/Seduc/Pará/Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16713

Palabras clave:

Sistemas, Tecnologia, Língua Portuguesa

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa de cunho quali-quantitativo (LAKATOS; MARCONI, 2001) realizada no SEI/SEDUC/PARÁ referente a ensinar e aprender em sistemas de ensino mediados por tecnologia, especificamente em língua portuguesa, de onde foi analisada a prática pedagógica; o interesse do aluno em LP; atividades de leitura e produção textual durante as aulas em estúdio e em sala de aula (“normal”); o ensino da gramática normativa, variedades e oralidade. Para isso, o aporte teórico utilizado foi Antunes (2003) e Sacristán (1999), no que concernem às práticas pedagógicas, leitura e produção textual e, BNCC (2017) e PCN (1997) para análise das aulas, assim como os resultados obtidos de um questionário aplicado aos alunos sobre o interesse nessas aulas. Os resultados são satisfatórios para oralidade e escrita, mas há pontos que precisam de reflexão, como a compreensão dos assuntos e o acesso restrito a outros materiais didáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Cristina Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

graduada em letras língua portuguesa pela universidade do estado do Pará

Bruna Melo Assunção, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa ofertado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA

Valéria Crístian Soares Ramos da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999) com especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2002). Mestrado em Gestão Pública (2010) e Doutorado em Ciências da Linguagem-Linguística pela Universidade do Porto - Portugal (2018). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na graduação e na pós-graduação (Mestrado) ministrando disciplinas ligadas a. área de Língua Portuguesa, Linguística e Formação de Professores (Estágio Supervisionado, Prática docente). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia/GELPEA. Membro/Colaborador do Centro de Linguística da Universidade do Porto/CLUP. Profissional com experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e na área de Gestão Pública.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. 1997.

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Propostas de diretrizes para a formação Inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, maio de 2000. Disponível em: Acesso em: 01. Out. 2019.

PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Implementação do Sistema Educacional Interativo - SEI. Proposta de Ampliação do Ensino Médio Regular com Mediação Tecnológica. Belém, Janeiro de 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2004. p.33-57.

Publicado

2020-06-03

Cómo citar

FERREIRA DA SILVA, Jéssica Cristina; ASSUNÇÃO, Bruna Melo; SOARES RAMOS DA SILVA, Valéria Crístian. Ensinar e aprender em “novos” espaços educativos na Amazônia Paraense: uma análise do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Sistema Educacional Interativo/SEI/Seduc/Pará/Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 200–218, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16713. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16713. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos