Ensinar e aprender em “novos” espaços educativos na Amazônia Paraense: uma análise do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Sistema Educacional Interativo/SEI/Seduc/Pará/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16713Palavras-chave:
Sistemas, Tecnologia, Língua PortuguesaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa de cunho quali-quantitativo (LAKATOS; MARCONI, 2001) realizada no SEI/SEDUC/PARÁ referente a ensinar e aprender em sistemas de ensino mediados por tecnologia, especificamente em língua portuguesa, de onde foi analisada a prática pedagógica; o interesse do aluno em LP; atividades de leitura e produção textual durante as aulas em estúdio e em sala de aula (“normal”); o ensino da gramática normativa, variedades e oralidade. Para isso, o aporte teórico utilizado foi Antunes (2003) e Sacristán (1999), no que concernem às práticas pedagógicas, leitura e produção textual e, BNCC (2017) e PCN (1997) para análise das aulas, assim como os resultados obtidos de um questionário aplicado aos alunos sobre o interesse nessas aulas. Os resultados são satisfatórios para oralidade e escrita, mas há pontos que precisam de reflexão, como a compreensão dos assuntos e o acesso restrito a outros materiais didáticos.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. 1997.
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Propostas de diretrizes para a formação Inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, maio de 2000. Disponível em: Acesso em: 01. Out. 2019.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Implementação do Sistema Educacional Interativo - SEI. Proposta de Ampliação do Ensino Médio Regular com Mediação Tecnológica. Belém, Janeiro de 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2004. p.33-57.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.