A dimensão da robótica educacional como espaço educativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16715

Palabras clave:

Metodologias ativas, Robótica educacional, Prática pedagógica

Resumen

Neste artigo desenvolve-se a discussão sobre o uso da robótica em ambientes educacionais, encarando os espaços destinados a estas práticas, com características e dinâmica próprias, como novos espaços educativos. O objetivo principal deste estudo é lançar fundamentação teórica sobre a prática da robótica educacional, assim como, propor seu uso através de oficinas educacionais. Deste modo, partiu-se da questão de pesquisa: “Seria possível interpretar as práticas que são adotadas para o desenvolvimento da robótica educacional sob a perspectiva das metodologias ativas?” Nesta investigação realizou-se uma oficina de robótica educacional, desenvolvendo as fases de planejamento, aplicação e avaliação. Esta pesquisa teve como método a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista e o questionário semiestruturado. A análise dos dados indica a avaliação positiva por parte dos alunos quanto às experiências vivenciadas em campeonatos de robótica e a satisfação com a metodologia desenvolvida durante a realização da oficina.

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Biografía del autor/a

Fernanda Cordeiro Santos, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo (2014). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas. Atualmente é Técnico de Laboratório/Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas.

Geraldo Alves Sobral Júnior, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Física (2002) e mestrado em Física da Matéria Condensada (2005) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), obteve o título de doutor em materiais em 2015 nesta mesma universidade. É professor do Instituto Federal de Alagoas. Atua nos cursos técnicos, nos cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.

Citas

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

SANTOS, Fernanda Cordeiro; SOBRAL JÚNIOR, Geraldo Alves. A dimensão da robótica educacional como espaço educativo. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 50–65, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16715. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16715. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos