A dimensão da robótica educacional como espaço educativo
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16715Palavras-chave:
Metodologias ativas, Robótica educacional, Prática pedagógicaResumo
Neste artigo desenvolve-se a discussão sobre o uso da robótica em ambientes educacionais, encarando os espaços destinados a estas práticas, com características e dinâmica próprias, como novos espaços educativos. O objetivo principal deste estudo é lançar fundamentação teórica sobre a prática da robótica educacional, assim como, propor seu uso através de oficinas educacionais. Deste modo, partiu-se da questão de pesquisa: “Seria possível interpretar as práticas que são adotadas para o desenvolvimento da robótica educacional sob a perspectiva das metodologias ativas?” Nesta investigação realizou-se uma oficina de robótica educacional, desenvolvendo as fases de planejamento, aplicação e avaliação. Esta pesquisa teve como método a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista e o questionário semiestruturado. A análise dos dados indica a avaliação positiva por parte dos alunos quanto às experiências vivenciadas em campeonatos de robótica e a satisfação com a metodologia desenvolvida durante a realização da oficina.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956>. Acesso em: 10.09.2018.
BARBOSA, P. et al. Metodologias ativas no processo da aprendizagem significativa. 2018. Disponível em: http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/view/128. Acesso em: 10.06.2019
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAMPOS, Flavio. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/viewFile/8778/6944>. Acesso em: 24.10.2018.
CASTRO, Luis. O Uso do Arduino e do Processing no Ensino de Física. 2016. Disponível em: <http://www.unirio.br/mnpef/dissertacoes/o-uso-do-arduino-e-do-processing-no-ensino-de-fisica/view>. Acesso em: 03.07.2019.
MORAIS, J.; SOUZA, P.; COSTA, T. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. 2017. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5720/pdf>. Acesso em: 31.08.2018.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 10.06.2019
PAIVA, M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. 2016. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/mdocs-posts/metodologias-ativas-de-ensino-aprendizagem-revisao-integrativa/. Acesso em: 06.06.2019
SANTOS, T.; POZZEBON, E.; FRIGO, L. A utilização de robótica nas disciplinas da educação básica. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1165/840>. Acesso em: 28.10.2018
SILVA, Alzira. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. 2009. Disponível em: <ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/AlziraFS.pdf>. Acesso em: 25.06.2019.
SILVEIRA, Sérgio. Desenvolvimento de um Kit Experimental com Arduino para o Ensino de Física Moderna no Ensino Médio. 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/167485/dissertacao.pdf?sequence=5>. Acesso em: 06.09.2019.
SOUSA, Robson. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. 2016. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265.pdf>. Acesso em: 27.10.2018.
THIESEN, Juares. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf>. Acesso em: 27.10.2018.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 07.10.2018.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.