Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18294

Palabras clave:

Acadêmicos, Ensino remoto emergencial, Ensino superior, Comunicação, UNEMAT

Resumen

A presente pesquisa objetiva conhecer formas de comunicação utilizadas pelos estudantes do câmpus UNEMAT Nova Xavantina a fim de “vencer” o distanciamento físico e como estas podem impactar no engajamento com o processo de ensino-aprendizagem adotado pela IES. A pesquisa apresenta caráter exploratório quanto aos seus objetivos, quanti-quali quanto à abordagem do problema e como delineamento optou-se pelo estudo de caso. A técnica escolhida para a geração de dados foi o questionário. Os resultados indicam que há um movimento intenso em termos de tentativas de adaptação. Os alunos, apesar da desenvoltura no que se refere às tecnologias, sentem-se confusos, inseguros quanto à sua capacidade de processar tantas informações ao mesmo tempo, sejam elas conteúdos que devem ser estudados, quanto habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou aprofundadas para terem acesso ao ensino remoto emergencial adotado pela IES. Ao mesmo tempo, visualizam oportunidades de aprender de forma mais dinâmica e flexível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regiane Caldeira, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2006), Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Internacional pela University of Brighton na Inglaterra(2011). Doutora em Sociologia UFSCAR-UNEMAT (2020). Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT com atuação no Curso de Bacharelado em Turismo. Líder do grupo de pesquisa CRIAR - Cultura, Sociabilidades, Identidades, Alteridade e Raça.

Stephanni G. Silva Sudré, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Tocantins e professora titular do curso. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo em Áreas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo e turismo em áreas naturais. Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). 

Gabriel José Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT

Pós-Graduado no Curso Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Turismo, Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Técnico em Guia de Turismo categoria Brasil e América do Sul. Atualmente é professor formador I do Curso de Bacharelado em Turismo da Unemat UAB. Possui experiências em desenvolvimento web front end e back end utilizando-se das tecnologias SGBD MySql, PHP, CSS3, HTML5, Jquery, Bootstrap, Wordpress e Photo Shop. 

Citas

BRASIL. Portaria nº 2.117, de 06 dezembro de 2019. 2019. Oferta de carga horária na modalidade Ensino à Distância-EAD. Diário Oficial da União: edição 239, seção 1, Brasília, DF, p.131, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Portaria%20disp%C3%B5e%20sobre,da%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20educacional%20em%20vigor. Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Conselho Nacional de Educação. 2020. Ministério da Educação: Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 jul. 2020.

BEHAR, A. P. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Jornal da Universidade-UFRGS. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 19 jul. 2020.

COSTA, E. L. Ensino tradicional. 2020. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/ensino-tradicional/11345. Acesso em: 31 jul. 2020

G1 ECONOMIA. Com pandemia, setor de serviços tem queda recorde de 11,7% em abril. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/17/setor-de-servicos-tem-queda-recorde-de-117percent-em-abril-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 19 jul. 2020.

HERRERA, L. A pandemia do coronavírus pode mudar para sempre a educação. 2020. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2020/04/pandemia-do-coronavirus-pode-mudar-para-sempre-educacao.html. Acesso em: 31 jul. 2020.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Docência e cibercultura,v. 4, n. 2, p. 215-224, mês abreviado 2020.

OXFAM. Como o coronavírus afeta a educação no Brasil? 2020. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/como-o-coronavirus-afeta-a-educacao-no-brasil/. Acesso em: 30 jul. 2020.

UNEMAT. Resolução 028/2020 – CONEPE. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020a. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/resolucoes/resolucoes/conepe/4327_res_conepe_28_2020.pdf.

Acesso em: 20 jul. 2020.

UNEMAT. Resolução 029/2020 – CONEPE. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020b. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/resolucoes/resolucoes/conepe/4326_res_conepe_29_2020.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

UNEMAT. Edital 002/220 UNEMAT/PRAE de seleção para concessão de auxílio. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020c. Disponível em: http://portal.UNEMAT.br/media/files/Edital_002_2020_AUXILIO_DIGITAL_PRAE_UNEMAT.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

CALDEIRA, Regiane; SUDRÉ, Stephanni G. Silva; PEREIRA, Gabriel José. Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 162–175, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18294. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18294. Acesso em: 15 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia