Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18294

Palavras-chave:

Acadêmicos, Ensino remoto emergencial, Ensino superior, Comunicação, UNEMAT

Resumo

A presente pesquisa objetiva conhecer formas de comunicação utilizadas pelos estudantes do câmpus UNEMAT Nova Xavantina a fim de “vencer” o distanciamento físico e como estas podem impactar no engajamento com o processo de ensino-aprendizagem adotado pela IES. A pesquisa apresenta caráter exploratório quanto aos seus objetivos, quanti-quali quanto à abordagem do problema e como delineamento optou-se pelo estudo de caso. A técnica escolhida para a geração de dados foi o questionário. Os resultados indicam que há um movimento intenso em termos de tentativas de adaptação. Os alunos, apesar da desenvoltura no que se refere às tecnologias, sentem-se confusos, inseguros quanto à sua capacidade de processar tantas informações ao mesmo tempo, sejam elas conteúdos que devem ser estudados, quanto habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou aprofundadas para terem acesso ao ensino remoto emergencial adotado pela IES. Ao mesmo tempo, visualizam oportunidades de aprender de forma mais dinâmica e flexível.

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Biografias Autor

Regiane Caldeira, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2006), Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Internacional pela University of Brighton na Inglaterra(2011). Doutora em Sociologia UFSCAR-UNEMAT (2020). Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT com atuação no Curso de Bacharelado em Turismo. Líder do grupo de pesquisa CRIAR - Cultura, Sociabilidades, Identidades, Alteridade e Raça.

Stephanni G. Silva Sudré, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Tocantins e professora titular do curso. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo em Áreas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo e turismo em áreas naturais. Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). 

Gabriel José Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT

Pós-Graduado no Curso Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Turismo, Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Técnico em Guia de Turismo categoria Brasil e América do Sul. Atualmente é professor formador I do Curso de Bacharelado em Turismo da Unemat UAB. Possui experiências em desenvolvimento web front end e back end utilizando-se das tecnologias SGBD MySql, PHP, CSS3, HTML5, Jquery, Bootstrap, Wordpress e Photo Shop. 

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

CALDEIRA, Regiane; SUDRÉ, Stephanni G. Silva; PEREIRA, Gabriel José. Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 162–175, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18294. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18294. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia