A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18319

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Escrevivências, Literatura, Pandemia

Resumen

O contexto pandêmico impôs muitos desafios à Educação: acesso a aulas remotas, estratégias pedagógicas envolvendo docentes, discentes e família e, certamente, a urgência em abordar conteúdos que problematizem as dificuldades no enfrentamento da pandemia. Diante disso, este artigo se propõe a discutir, a partir de uma abordagem teórica, de que forma questões sociais agravadas pela chegada da COVID-19, como o acesso ao saneamento básico e à água, podem vir à tona na sala de aula de Ciências a partir de narrativas que emergem do cotidiano dos grupos mais atingidos pelo novo coronavírus. Acreditamos, assim, ser possível tecer uma Educação em Ciências comprometida com seu papel social e engajada ao enfrentamento das desigualdades sociais acentuadas na pandemia. Para isso, partimos das contribuições intelectuais de Paulo Freire, bell hooks, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo a fim de tecer reflexões acerca da importância da ressignificação dos conteúdos da Educação em Ciências.

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Biografía del autor/a

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes

Professora de Ciências e Biologia. Estudante de mestrado em Ensino de Ciências e Saúde pela UFRJ; bolsista de pós-graduação pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Co-fundadora e membro da Liga de Saude Coletiva e Núcleo CEBES-Macaé (LASCOM-CEBES).

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes

Graduado em licenciatura em Química e estudante de mestrado em Ensino de Ciências e Saúde pela UFRJ; bolsista de pós-graduação pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto Nutes.

Professora Adjunta da UFRJ Campus Macaé e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Instituto NUTES UFRJ. Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ.

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do; DE CARVALHO, Iago Vilaça; GOMES DA COSTA, Fernanda Antunes. A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 205–219, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18319. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18319. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia