Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18355Palabras clave:
Formação continuada docente, Google Sala de Aula, Pandemia de Covid-19Resumen
Neste artigo discutimos a formação continuada dos professores no contexto das demandas relacionadas ao ensino online decorrente do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O estudo visa analisar a percepção dos participantes do curso de extensão Google Sala de Aula para Docentes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, buscando-se refletir sobre o contexto da educação escolarizada diante dos desafios da pandemia bem como dos relacionados com a formação docente para as tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de caso, realizando-se a descrição do questionário de avaliação de satisfação preenchido por 413 cursistas. Concluímos que os programas de formação docente em tecnologias digitais necessitam promover a reflexão crítica, por meio do diálogo pedagógico e apropriação tecnológica, possibilitando o traquejo com as tecnologias emergentes e, sobretudo, promovendo a aprendizagem e emancipação dos estudantes nestes tempos pandêmicos.
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