Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18573

Palabras clave:

Formação docente, Ensino de Matemática, Educação Ambiental, Educação do Campo, Extensão Universitária

Resumen

A investigação, metodologicamente referenciada na pesquisa-ação, está vinculada ao conjunto de pesquisas voltadas para a formação inicial docente. Problematizando os processos que ocorrem nos estágios, o estudo questiona como as adaptações efetuadas durante o isolamento social podem contribuir para reconfigurar as práticas a serem constituídas na Licenciatura em Matemática. Inicialmente, o texto traça o panorama de exclusão digital sofrida por acadêmicos que moram em áreas rurais. Salienta que vários cursos de licenciatura têm apresentado dificuldades na adoção de estratégias para que a Educação Ambiental se realize e para que a Educação no Campo seja discutida. Finalmente, descreve e analisa um trabalho de extensão universitária realizado num assentamento rural do MST, no centro-oeste brasileiro. Então, conclui que atividades extensionistas que ocorram no estágio ou no cumprimento da Lei nº. 13.005/2014 podem constituir-se como estratégias para se garantir a necessária atenção à temas rotineiramente excluídos dos currículos das licenciaturas.

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Biografía del autor/a

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação, área de Ensino de Ciências e Matemática, pela USP.  Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Campus Universitário do Araguaia da UFMT

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 335–347, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18573. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18573. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia