Considerações sobre exclusão escolar e sua repercussão nas dinâmicas curriculares desenvolvidas em contexto hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.21143Palabras clave:
exclusão escolar, dinâmicas curriculares, classes hospitalaresResumen
O presente estudo visa apresentar considerações sobre aspectos determinantes da exclusão escolar e a sua repercussão no âmbito das dinâmicas curriculares mobilizadas para escolarização de crianças e adolescentes em ambientes hospitalares. Para tanto, analisamos dados estatísticos levantados a partir de pesquisas institucionais e acadêmicas, relacionando-os a alguns dos fatores determinantes para avanços e desafios na oferta do serviço de acompanhamento pedagógico a estudantes hospitalizados em âmbito nacional, considerando a complexidade da atuação docente em tais circunstâncias. Compreendemos que a articulação entre diferentes atores, tais como gestores e coordenadores pedagógicos das escolas regulares e pesquisadores acadêmicos de instituições de ensino superior, aliada à escuta ativa de estudantes em tratamento de saúde, pode contribuir para fortalecer movimentos organizados da sociedade civil. Tais movimentos reivindicatórios articulados, por sua vez, têm maior potencial de ensejar políticas públicas mais abrangentes e melhor estruturadas para esses estudantes.
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