Considerações sobre exclusão escolar e sua repercussão nas dinâmicas curriculares desenvolvidas em contexto hospitalar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21143

Palabras clave:

exclusão escolar, dinâmicas curriculares, classes hospitalares

Resumen

O presente estudo visa apresentar considerações sobre aspectos determinantes da exclusão escolar e a sua repercussão no âmbito das dinâmicas curriculares mobilizadas para escolarização de crianças e adolescentes em ambientes hospitalares. Para tanto, analisamos dados estatísticos levantados a partir de pesquisas institucionais e acadêmicas, relacionando-os a alguns dos fatores determinantes para avanços e desafios na oferta do serviço de acompanhamento pedagógico a estudantes hospitalizados em âmbito nacional, considerando a complexidade da atuação docente em tais circunstâncias. Compreendemos que a articulação entre diferentes atores, tais como gestores e coordenadores pedagógicos das escolas regulares e pesquisadores acadêmicos de instituições de ensino superior, aliada à escuta ativa de estudantes em tratamento de saúde, pode contribuir para fortalecer movimentos organizados da sociedade civil. Tais movimentos reivindicatórios articulados, por sua vez, têm maior potencial de ensejar políticas públicas mais abrangentes e melhor estruturadas para esses estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eunice Maria Figueira Cajango, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas

 

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação Matemática

 

Citas

ACAMPORA, B. Psicopedagogia Hospitalar: diagnóstico e intervenção. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2015.

ALMEIDA FILHO, N. de. Transdisciplinaridade e o paradigma pós-disciplinar na saúde. Saúde e Sociedade, v. 14, p. 30-50, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/FHKgcx975Y5CBSR75SwMnKF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jan 2021.

AYRES, J. R. C. M. Sujeito, Interdisciplinaridade e práticas de saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 63-71, 2001.

BARROS, A. S. S.; GUEUDEVILLE, R. S.; VIEIRA, S. C. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 335-354, mai/ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200011. Acesso em: 09 jun. 2021.

BATISTA, A. V. et al. A práxis pedagógica no ambiente hospitalar: perspectivas e desafios. Pedagogia em ação. PUC /MG. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/vzafthm. Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

CAMARGO JR, K. R. de. As armadilhas da "concepção positiva de saúde". PHYSIS: Revista de saúde coletiva, v. 17, p. 63-76, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/5Yb88YjJWYqddy9ZF5QCF8q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 mai. 2021.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094., n. 6, p. 9-17, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/view/22623. Acesso em: 22 fev. 2021.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Ideação, v. 10, n. 1, p. 93-104, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4146. Acesso em: 08 out 2021.

FAZENDA, I. C. A, E. S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Mennon, 2008.

HOLANDA, E. R. de; COLLET, N. As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 2, p. 381-389, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n2/v45n2a11. Acesso em: 10 jul. 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019. 2020a. Disponível em: ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=28203&t=resultados. Acesso em: 23 ago. 2021

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional de Saúde 2019. 2020b. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101748.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

LUZ, M.T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas-análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e sociedade, v. 18, p. 304-311, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/MkLhKMvH4KqDSJNgSG48VqG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 jul. 2021.

NUNES, E. D. Sobre a história da saúde pública: idéias e autores. Ciência & Saúde Coletiva 5. 251-264, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4YsvxPZk3DmWXxbnKxHT8mK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021.

PACCO, A. F. R.; GONÇALVES, A. G. Contexto das classes hospitalares no brasil: análise dos dados disponibilizados pelo censo escolar. Revista diálogos e perspectivas em educação especial, v. 6, n. 1, p. 197-212, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7536. Acesso em: 16 nov. 2020.

PASSEY, D. Identifying young people at risk of learning exclusion: evidence from the educational system in England. Social Media for Social Inclusion of Youth at Risk, p. 59, 2010. Disponível em: https://eprints.lancs.ac.uk/id/eprint/34254/. Acesso em: 29 jul. 2021.

PETERS, I. Material didático produzido para o Curso de Aperfeiçoamento em tendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. UFMS. Mato Grosso do Sul, 2019.

SOUZA, E. G.; A. M. A. Encenação de Práticas Culturais na Tessitura de Outras Escolas: a vida como eixo da ação educativa. REMATEC 15.33 (2020): 166-184. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227. Acesso em: 07 jul.2021.

VASCONCELOS, S. M. F. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 27-40, jan./abr 2015. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/ view/9118/pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

Publicado

2022-05-10

Cómo citar

CAJANGO, Eunice Maria Figueira; SALES, Elielson Ribeiro de. Considerações sobre exclusão escolar e sua repercussão nas dinâmicas curriculares desenvolvidas em contexto hospitalar. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21143, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21143. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21143. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos