Trilhas formativas e formação continuada de professores: Oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21722

Palabras clave:

formação continuada, tecnologias digitais, Kahoot!, Canva

Resumen

O artigo apresenta um relato de experiência de duas oficinas que aplicaram tecnologias digitais na formação continuada de professores que ocorreu em junho de 2021.  Conjecturou-se se os participantes desenvolveriam os conhecimentos sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas durante a formação: Canva e Kahoot!. A fim de demonstrar a eficácia das oficinas, os participantes responderam a um questionário estruturado com questões fechadas e abertas. As questões fechadas foram descritas e as questões abertas geraram corpos textuais que foram analisados pelo programa de análise lexicográfica Iramuteq. Compararam-se os resultados obtidos pela análise de similitude gerada pelo programa, os discursos dos teóricos que discorrem sobre formação de professores e tecnologias digitais, e os depoimentos dos respondentes. Essa triangulação na pesquisa revelou resultados positivos e necessários sobre a importância de se proporcionar momentos de formação sobre a temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Lasakoswitsck, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutor em Educação

 

Stéphani Vilela Ferreira Custodio, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestranda em Gestão e Práticas Educacionais

Thaís de Almeida Rosa, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestranda em Gestão e Práticas Educacionais

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração do currículo e tecnologias de produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resoluções CP 2019. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.

KAHOOT! para escolas. Avaliação. [S. l.], 2022. Disponível em: https://kahoot.com/schools/assessment/. Acesso em: 29 jan. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Congressos, encontros, seminários de educação: espaços de desenvolvimento profissional ou mercado de entusiasmo?. In: Revista de Educação AEC, Ano 27 - nº 109. AEC do Brasil www.aecbrasil.org.br . Out/Dez 1998.

MARCHAND, Philippe; RATINAUD, Pierre. L'analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaires socialistes pour l'election présidentielle française. In: Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT 2012. (687–699). Presented at the 11eme Journées internationales d’Analyse Statistique des Données Textuelles. JADT 2012. Liège, Belgique. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=nm1KAV0AAAAJ&hl=fr. Acesso em: 10 jan. 2022.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete formação continuada. Dicionário Interativo

da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001.

Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/formacao-continuada/. Acesso em: 28

jan. 2022.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; MELLO TREVIZANI, Fernando. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.

NÓVOA, António Sampaio da. Profissão professor. Portugal: Porto, 1999.

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

ROCHA, Julciane. Design Thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018. cap. 7, p. 284-318.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

TAMASSIA, Silvana Aparecida Santana. Ação da Coordenação Pedagógica e a Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental I: Desafios e Possibilidades. São Paulo, 2011.

VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (org.). Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 22-31.

VASCONCELOS, Juliana Sales. A aprendizagem baseada em projetos como prática educativa. In: VASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/488/1/Aprendizagem%20baseda%20em%20projetos_Vasconcelos-2020.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

LASAKOSWITSCK, Ronaldo; CUSTODIO, Stéphani Vilela Ferreira; ROSA, Thaís de Almeida. Trilhas formativas e formação continuada de professores: Oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21722, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21722. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21722. Acesso em: 8 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Artículos más leídos del mismo autor/a