A atuação do professor de educação física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica dos gestores municipais de educação de Ivaiporã, PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23475

Palabras clave:

educação física escolar, atuação profissional, gestão educacional, educação básica

Resumen

Esta pesquisa, qualitativa e descritiva, objetivou identificar os municípios do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, PR, em que a educação física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas é trabalhada por professores com formação na área e, analisar as concepções dos gestores sobre a importância do componente curricular e do professor com formação específica. Participaram de uma entrevista semiestruturada dez gestores municipais de educação. Os dados foram categorizados e analisados com base na análise de conteúdo. Evidenciou-se que a maioria dos professores que ministram as aulas não possui formação na área específica e, naqueles municípios em que há professores da área, notou-se um quantitativo insuficiente para atender as demandas. Conclui-se que é necessário garantir o acesso à educação física de qualidade em todos os níveis da educação básica e que, os gestores possuem responsabilidades na articulação de políticas educacionais para valorização docente.

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Biografía del autor/a

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí – UEM/CRV

Doutora em Educação

 

Enzo Berbery Orlandi, Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí – UEM/CRV

Graduando em Licenciatura em Educação Física

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Publicado

2023-07-24

Cómo citar

BASEI, Andréia Paula; ORLANDI, Enzo Berbery. A atuação do professor de educação física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica dos gestores municipais de educação de Ivaiporã, PR. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23475, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23475. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23475. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos