Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares

Autores/as

  • Reinaldo dos Santos UFGD
  • Lincoln Christian Fernandes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2687

Palabras clave:

Intervenção sociológica, história oral, memória social e história de instituições escolares.

Resumen

O artigo trata sobre novas abordagens no campo da história da educação e na temática da história e memória de instituições escolares. O objeto para pensar a nova abordagem diz respeito à memória ou esquecimento do cotidiano escolar de instituições de ensino públicas e de regiões interioranas. A problemática refere-se à falta de políticas públicas em arquivamento dos documentos de memória do cotidiano escolar. O objetivo principal deste foi pensado na perspectiva de tratar sobre a Intervenção Sociológica, tomada como referencial de análise na pesquisa histórica. Como hipótese, especialmente por inserir a própria comunidade na realização da pesquisa, a própria metodologia acaba possibilitando a identificação do laço social e a construção da identidade da comunidade escolar. Por último, a intervenção oportuniza a organização de um arquivo de memória oral do cotidiano escolar, em formato digitalizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo dos Santos, UFGD

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Lincoln Christian Fernandes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

Graduado em História (Fundação Fafiman), especialização em filosofia (UEL) e mestrado em educação (UFGD). Atuo no ensino de história no ensino médio na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, na cidade de Dourados-MS e também como professor de ensino superior nas graduações de história e ciências sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Amambai. Na pesquisa, trabalho com história e memória de instituições escolares.

Publicado

2012-12-12

Cómo citar

DOS SANTOS, Reinaldo; FERNANDES, Lincoln Christian. Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 49–60, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2687. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2687. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático