Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares

Authors

  • Reinaldo dos Santos UFGD
  • Lincoln Christian Fernandes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2687

Keywords:

Intervenção sociológica, história oral, memória social e história de instituições escolares.

Abstract

O artigo trata sobre novas abordagens no campo da história da educação e na temática da história e memória de instituições escolares. O objeto para pensar a nova abordagem diz respeito à memória ou esquecimento do cotidiano escolar de instituições de ensino públicas e de regiões interioranas. A problemática refere-se à falta de políticas públicas em arquivamento dos documentos de memória do cotidiano escolar. O objetivo principal deste foi pensado na perspectiva de tratar sobre a Intervenção Sociológica, tomada como referencial de análise na pesquisa histórica. Como hipótese, especialmente por inserir a própria comunidade na realização da pesquisa, a própria metodologia acaba possibilitando a identificação do laço social e a construção da identidade da comunidade escolar. Por último, a intervenção oportuniza a organização de um arquivo de memória oral do cotidiano escolar, em formato digitalizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Reinaldo dos Santos, UFGD

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Lincoln Christian Fernandes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

Graduado em História (Fundação Fafiman), especialização em filosofia (UEL) e mestrado em educação (UFGD). Atuo no ensino de história no ensino médio na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, na cidade de Dourados-MS e também como professor de ensino superior nas graduações de história e ciências sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Amambai. Na pesquisa, trabalho com história e memória de instituições escolares.

Published

2012-12-12

How to Cite

DOS SANTOS, Reinaldo; FERNANDES, Lincoln Christian. Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 49–60, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2687. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2687. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático