Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2687Palavras-chave:
Intervenção sociológica, história oral, memória social e história de instituições escolares.Resumo
O artigo trata sobre novas abordagens no campo da história da educação e na temática da história e memória de instituições escolares. O objeto para pensar a nova abordagem diz respeito à memória ou esquecimento do cotidiano escolar de instituições de ensino públicas e de regiões interioranas. A problemática refere-se à falta de políticas públicas em arquivamento dos documentos de memória do cotidiano escolar. O objetivo principal deste foi pensado na perspectiva de tratar sobre a Intervenção Sociológica, tomada como referencial de análise na pesquisa histórica. Como hipótese, especialmente por inserir a própria comunidade na realização da pesquisa, a própria metodologia acaba possibilitando a identificação do laço social e a construção da identidade da comunidade escolar. Por último, a intervenção oportuniza a organização de um arquivo de memória oral do cotidiano escolar, em formato digitalizado.Downloads
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Publicado
12.12.2012
Como Citar
DOS SANTOS, Reinaldo; FERNANDES, Lincoln Christian. Intervenção sociológica e a pesquisa com memória oral e história de instituições escolares. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 49–60, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2687. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2687. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático