Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva

Autores/as

  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3954

Palabras clave:

processos cognitivos e criativosesenvolvimento humano, educação inclusiva

Resumen

O artigo propõe-se a abordar tópicos específicos segundo o aporte de Vygotsky e explorar suas intersecções com a educação inclusiva. São retomados processos teóricos propostos pelo autor em uma trama conceitual intrincada, que relaciona os processos cognitivos e criativos, bem como o papel da cultura na constituição social do sujeito. Propõe-se a abordar também a importância das interações sociais e da mediação no ensino, na aprendizagem e desenvolvimento humano. O texto assinala para a relevância desse conhecimento na formação de professores e no planejamento de ações educativas em escolas com educação inclusiva. A inclusão emanada de políticas públicas e da legislação, e que resulta no direito ao ensino regular tem possibilitado aos alunos com necessidades educativas especiais o acesso à qualificação, com implicações para o debate sobre o desenvolvimento humano nas escolas. Palavras-Chave: Processos Cognitivos e criativos; Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente Efetiva da UDESC, docente de cursos de licenciatura, supervisora de estágio curricular, docente permanente de Mestrado (Artes Visuais/Ensino).Doutora em Psicologia formação em Psicologia, Educação e Artes.Experiência no ensino ao longo de 28 anos (ensino fundamental e superior,graduação e Pós-Graduação).

Publicado

2013-09-27

Cómo citar

FREITAS, Neli Klix. Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 419–158, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3954. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3954. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos