Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva

Autores

  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3954

Palavras-chave:

processos cognitivos e criativosesenvolvimento humano, educação inclusiva

Resumo

O artigo propõe-se a abordar tópicos específicos segundo o aporte de Vygotsky e explorar suas intersecções com a educação inclusiva. São retomados processos teóricos propostos pelo autor em uma trama conceitual intrincada, que relaciona os processos cognitivos e criativos, bem como o papel da cultura na constituição social do sujeito. Propõe-se a abordar também a importância das interações sociais e da mediação no ensino, na aprendizagem e desenvolvimento humano. O texto assinala para a relevância desse conhecimento na formação de professores e no planejamento de ações educativas em escolas com educação inclusiva. A inclusão emanada de políticas públicas e da legislação, e que resulta no direito ao ensino regular tem possibilitado aos alunos com necessidades educativas especiais o acesso à qualificação, com implicações para o debate sobre o desenvolvimento humano nas escolas. Palavras-Chave: Processos Cognitivos e criativos; Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente Efetiva da UDESC, docente de cursos de licenciatura, supervisora de estágio curricular, docente permanente de Mestrado (Artes Visuais/Ensino).Doutora em Psicologia formação em Psicologia, Educação e Artes.Experiência no ensino ao longo de 28 anos (ensino fundamental e superior,graduação e Pós-Graduação).

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Publicado

27.09.2013

Como Citar

FREITAS, Neli Klix. Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 419–158, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3954. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3954. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos