Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3954Palavras-chave:
processos cognitivos e criativosesenvolvimento humano, educação inclusivaResumo
O artigo propõe-se a abordar tópicos específicos segundo o aporte de Vygotsky e explorar suas intersecções com a educação inclusiva. São retomados processos teóricos propostos pelo autor em uma trama conceitual intrincada, que relaciona os processos cognitivos e criativos, bem como o papel da cultura na constituição social do sujeito. Propõe-se a abordar também a importância das interações sociais e da mediação no ensino, na aprendizagem e desenvolvimento humano. O texto assinala para a relevância desse conhecimento na formação de professores e no planejamento de ações educativas em escolas com educação inclusiva. A inclusão emanada de políticas públicas e da legislação, e que resulta no direito ao ensino regular tem possibilitado aos alunos com necessidades educativas especiais o acesso à qualificação, com implicações para o debate sobre o desenvolvimento humano nas escolas. Palavras-Chave: Processos Cognitivos e criativos; Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva.Downloads
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Publicado
2013-09-27
Como Citar
FREITAS, Neli Klix. Processos cognitivos, criativos e sociais no desenvolvimento e aprendizagem em educação inclusiva. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 419–158, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3954. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3954. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos