Escola e o diálogo sobre corporeidade e educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4876Palabras clave:
Escola, Corporeidade, Educação Sexual.Resumen
A proposta desse trabalho é propiciar aos profissionais da educação um refletir referente à forma de como o corpo vem sendo visto e tratado na escola. Para a Corporeidade e a Educação Sexual o corpo e o movimento por ele realizado tem recebido um novo tratamento no nosso tempo, superando a visão dicotômica e mecanicista herdada do paradigma estruturado por Newton e Descartes e predominante nos últimos séculos. Sabemos que essas mudanças são consequências do surgimento da AIDS e do avanço da incidência da gravidez não desejada entre jovens em idade escolar. Sendo assim, essa discussão vem reforçar a necessidade de capacitação do professor na promoção de discussões sobre sexualidade e corporeidade com enfoque mais amplo, dialogado, seja traçado caminhos para abordar os aspectos biopsicossociais a partir de uma contextualização sócio-histórica, da equidade entre os gêneros, o respeito à diversidade sexual, a diminuição de preconceitos e a violência contra as chamadas “minorias” sexuais.