O papel do diário dialogado na formação de professores de línguas

Autores/as

  • Sandra Maria Araujo Dias Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Everlandio de Oliveira Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Agápito Pereira Tôrres Neto Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.6699

Palabras clave:

Letramento, Identidade, diário dialogado

Resumen

A formação de professores, seja ela inicial ou continuada, tem sido objeto de estudo por várias décadas. No entanto, só recentemente que esses estudos (MEDRADO, 2016) apontam para a necessidade de implementação de práticas de letramentos como forma de promover a (auto)formação participativa. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o papel do diário dialogado no processo de letramento e formação (inicial e/ou continuada) de professores de línguas. Com base nos estudos referentes à formação de professores (MACHADO, 2004; MINATI, 2002), diários de aulas (REICHMANN, 2001; ZABALZA, 2004), letramento e identidade docente (KLEIMAN, 2007; TÁPIAS-OLIVEIRA, 2004), identificaremos marcas linguísticas no discurso de professores que revelam aspectos sobre letramento e questões identitárias relativas à docência. Os resultados sugerem que o diário dialogado constitui-se como uma prática de letramento fundamental para a formação, visto que possibilita (inter)ação, colaboração e (re)construção da identidade docente.

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Biografía del autor/a

Sandra Maria Araujo Dias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos em Letramentos, Identidade e Formação Docente (GELF/UFERSA/CNPq), atuando na área de ensino de línguas, com ênfase em pesquisas sobre práticas de letramentos voltadas aos seguintes temas: formação de professores de línguas, identidade profissional, estágio supervisionado e trabalho docente.

Francisco Everlandio de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Ensino Médio Técnico integrado em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, informática, gerenciamento fianceiro, formação docente e ensino. Pesquisador bolsista (PICI) pela UFERSA na área de linguística. Participa de grupos de pesquisas na área de formação docente (GELF), narrativas (auto)biográficas (GEPENAE), oralidade letramentos e ensino (ORALE)

Agápito Pereira Tôrres Neto, Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009) . Atualmente é Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura/RN. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Publicado

2017-06-07

Cómo citar

DIAS, Sandra Maria Araujo; SILVA, Francisco Everlandio de Oliveira; NETO, Agápito Pereira Tôrres. O papel do diário dialogado na formação de professores de línguas. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 95–108, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.6699. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6699. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos