Literatura direcionada às crianças: leitura de um mundo que envelhece

Autores/as

  • Mônica Avila Todaro Universidade Federal de São João del Rei - MG
  • Nathana Brandão Romanin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7461

Palabras clave:

Literatura infantil, círculo de cultura, idosos.

Resumen

Ler ou contar histórias são ações que ultrapassam as paredes de nossos lares e se fazem presente também nos mais diferentes espaços escolares. Na Literatura, mais especificamente na dirigida às crianças, a velhice e o envelhecimento se caracterizam pelas imagens e temas nela veiculadas, delineando os diversos perfis de pessoas idosas. Por meio de um relato de experiência, descreve-se o impacto da leitura de seis obras nas atitudes e na imagem corporal de crianças em idade escolar quando provocadas a pensar a respeito de si no momento atual e quando forem idosas. Considera-se que o círculo de cultura traz para o campo da educação a reflexão e o pensamento crítico sobre o assunto, problematizando a heterogeneidade da velhice para que as crianças leiam, com olhos críticos e com sensibilidade, o mundo que envelhece.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Avila Todaro, Universidade Federal de São João del Rei - MG

Pedagoga. Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei.

Nathana Brandão Romanin, Universidade de São Paulo

Gerontóloga formada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Publicado

2017-06-07

Cómo citar

TODARO, Mônica Avila; ROMANIN, Nathana Brandão. Literatura direcionada às crianças: leitura de um mundo que envelhece. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 69–81, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7461. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7461. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Leitura e escrita na Educação Básica