A educação física escolar e LDB: assumindo a responsabilidade na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.1886Palavras-chave:
Leis 10. 639/03 e 11.645/08, Educação Física Escolar, Relações étnico-raciais, Currículo Multicultural.Resumo
Esse artigo trás em seu escopo a discussão sobre o papel da Educação Física Escolar na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Questionamentos sobre os “porquês” da focalização de uma suposta obrigatoriedade às áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras em detrimento da área da Educação Física percorrem toda a extensão do texto, procurando, por meio de contundentes argumentações, buscar uma reflexão mais profunda a respeito do que, por ora, julga-se ser uma lacuna deixada pela lei. Aspectos como as relações étnico-racias, construção das subjetividades das meninas e meninos não-brancos, desconstrução dos discursos hegemônicos, políticas de branqueamento nos períodos pré e pós-abolicionista e currículo multicultural, todos no âmbito escolar também são trazidos à tona, por meio de reflexões provocativas desenvolvidas ao longo dos escritos.Downloads
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Publicado
21.06.2011
Como Citar
CÉSAR LINS ROGRIGUES, Antônio. A educação física escolar e LDB: assumindo a responsabilidade na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 57–72, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.1886. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1886. Acesso em: 12 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Márcio Cardoso Coelho, Daniel Teixeira Maldonado, Fabiano Bossle (2024)
Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio: epifanias autoetnográficas da invisibilização do corpo negro e da negritude na BNCC da Educação Física. Dialogia, e26839.10.5585/49.2024.26839
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