O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.23595Palavras-chave:
infância, saberes, docência, Educação InfantilResumo
A Educação Infantil é a etapa humana de um processo crescente e determinante de aprendizagens e desenvolvimento do indivíduo. Assim, o docente desse nível de escolarização necessita de saberes e conhecimentos que corroboram significativamente no trabalho pedagógico. Este artigo bibliográfico intenciona refletir sobre a criança da primeira infância e analisar as mobilizações de saberes que elas provocam na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. Considerando esses elementos, apresenta algumas concepções da infância e os saberes necessários ao professor da Educação infantil. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de entender a infância e a singularidade da criança, produtora de conhecimentos, de sonhos e de culturas, bem como apreender as concepções que elas trazem para o cotidiano escolar da educação infantil. Em decorrência, passam a ser atores na construção da identidade do professor, na reflexão e reelaboração de foregrounds.
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