O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23595

Palavras-chave:

infância, saberes, docência, Educação Infantil

Resumo

A Educação Infantil é a etapa humana de um processo crescente e determinante de aprendizagens e desenvolvimento do indivíduo. Assim, o docente desse nível de escolarização necessita de saberes e conhecimentos que corroboram significativamente no trabalho pedagógico. Este artigo bibliográfico intenciona refletir sobre a criança da primeira infância e analisar as mobilizações de saberes que elas provocam na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. Considerando esses elementos, apresenta algumas concepções da infância e os saberes necessários ao professor da Educação infantil. Nessa perspectiva, é possível afirmar a necessidade de entender a infância e a singularidade da criança, produtora de conhecimentos, de sonhos e de culturas, bem como apreender as concepções que elas trazem para o cotidiano escolar da educação infantil. Em decorrência, passam a ser atores na construção da identidade do professor, na reflexão e reelaboração de foregrounds.

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Biografias Autor

Juliane Claudia Piovesan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutora em Educação

 

Lucí dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

 

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

PIOVESAN, Juliane Claudia; SANTOS BERNARDI, Lucí dos. O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23595, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23595. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23595. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

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Artigos