A inovação pedagógica na Educação Infantil, espaços de tessitura para o desenvolvimento da criança enquanto sujeito autônomo: narrativas de docentes de uma escola pública da rede federal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23889

Resumo

Esta pesquisa constitui-se a partir da abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como objetivo analisar o projeto pedagógico e as práticas pedagógicas inovadoras da educação infantil desenvolvidas em uma escola da rede feral de ensino, visando o desenvolvimento da criança enquanto sujeito autônomo dentro do processo de aprendizagem. Almejando desenvolver o objetivo proposto realizamos a análise do projeto pedagógico e entrevistas semiestruturadas com educadoras da educação infantil da instituição investigada. Como resultados, obtivemos a constatação da presença forte das inovações no documento analisado, bem como a evocação de práticas inovadoras distintas vivenciadas neste nível de ensino. Indicando por meio delas que existe espaço forte de desenvolvimento da autonomia na educação infantil nesta instituição.

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Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação

 

Malena de Souza Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Educação

 

 

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Publicado

03.08.2023

Como Citar

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; DE SOUZA MIRANDA, Malena. A inovação pedagógica na Educação Infantil, espaços de tessitura para o desenvolvimento da criança enquanto sujeito autônomo: narrativas de docentes de uma escola pública da rede federal de ensino. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23889, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23889. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23889. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos