Formação remota dialógica de professores: desafios e aprendizagens decorrentes dos tempos da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26607

Palavras-chave:

ensino remoto, formação de professores, pedagogia dialógica

Resumo

Os impactos da pandemia da COVID-19 nas dimensões afetivas e cognitivas dos estudantes foram significativos em todos os níveis de ensino. Porém, mesmo durante o período de confinamento social, foram engedradas iniciativas para mitigar tais impactos sofridos pelo corpo discente. O objetivo dessa pesquisa foi entender se e como, no contexto do ensino remoto decorrente da pandemia, uma abordagem dialógica de formação de professores auxiliou na diminuição do sofrimento mental e na qualidade da aprendizagem estudantil. Realizou-se um estudo de caso sobre uma disciplina que reuniu licenciandos e profissionais da educação em diferentes redes de ensino do Brasil. Os dados foram produzidos pela aplicação de um questionário on-line respondido por setenta participantes. As respostas foram analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. Como principais resultados, obteve-se que a abordagem dialógica, pautada em Freire, Habermas e Flecha, foi fator crucial para o arrefecimento do sofrimento psíquico e para a qualidade da aprendizagem. 

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Biografia do Autor

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora sênior desde 2022 e professora titular desde 2016 no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Graduou-se em Pedagogia e concluiu seu mestrado e doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trabalha como pesquisadora e formadora de professores na UFSCar desde 1992. De 1999 a 2022, orientou 28 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado em Educação. Realizou sua primeira pesquisa de pós-doutorado em 2001-2002 com a Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA) na Universidade de Barcelona/Espanha. Ao retornar, fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), sendo responsável pela coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e Encontro Literário Dialógico. É coordenadora de convênios internacionais. Coordena e participa de pesquisas nacionais e internacionais. Publicou dezenas de artigos em renomadas revistas nacionais e internacionais. Tem dez livros publicados. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013. Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq de 2008 a 2018 e de 2023 até o momento. Fez parte do Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação da Capes/Brasil, no triênio 2007-2009, e no triênio 2010-2012. 

Anselmo João Calzolari Neto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFSCar. Mestre e Doutor em Educação pela UFSCar. Professor Associado do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da UFSCar-campus Araras, atuando na graduação nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências/Biologia e Estágios Supervisionados. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar-campus Araras. Integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP, Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsas FAPESP e CAPES, e Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha, com bolsa CAPES/PRINT. Foi Chefe do Departamento de Educação da UFSCar no período de agosto de 2000 a setembro de 2002 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011. 

Referências

AUBERT, A., FLECHA, A., GARCÍA, C., FLECHA, R., & RACIONERO, S. 2016. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos: EdUFSCar.

BOGDAN, R. & BIKILIN, S. 1994. Investigação qualitative em Educação. Porto: Porto Editora.

BRASIL. 2020. Ministério da Educação. Portaria de número 544, de 16 de junho de 2020. Institui o Ensino Remoto Emergencial nas Instituções Federais de Ensino Superior.

DAIMER, S., MIHATSCH, L., NEUFELD, S. A.S., MURRAY, G. K., & KNOLLE, F. 2022. Investigating the relationship of COVID-19 related stress and media consumption with schizotypy, depression, and anxiety in cross-sectional surveys repeated throughout the pandemic in Germany and the UK. eLife, 11, 1-32. https://doi.org/10.7554/eLife.75893

DOGAN-SANDER, E., KOHLS, E., BALDOFSKI, S., & RUMMEL-KLUGE, C. 2021. More depressive symtoms, alcohol and drug consumption: increase in mental health symtoms among university students after one year of the COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychiatry, 12, 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.790974

FLECHA, R. 1997. Compartiendo Palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Paidós.

FREIRE, P. 1997. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 30ª. Edição.

FREIRE, P. 1992. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 11ª. Edição.

GÓMEZ, J.; LATORRE, A.; SÁNCHEZ, M. & FLECHA, R. 2006. Metodología comunicativa crítica. Barcelona: El Roure.

HABERMAS, J. 1984. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro.

HABERMAS, J. 2012. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF.

JOANPERE-FORASTER, M., EGETENMEYER, R., SOLER-GALLART, M., LÓPEZ, A., & FLECHA, R. 2023. Dialogic Teaching beyond Words. Multidisciplinary Journal of Educational Research,13(3), pp 313 –324. http://dx.doi.org/10.17583/remie.12867

KANDEL, E.R. 2009. Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia das Letras.

KOHLS, E., BALDOFSKI, S., MOELLER, R., KELMM, S.L., & RUMMEL-KLUGE, C. 2021. Mental health,social and emotional well-being, and perceived burdens of university students during COVID-19 pandemic lockdown in Germany. Frontiers in Psychiatry, April 2021, 12, 1-11. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.643957

MAIA, B.R., DIAS, P.C. 2020. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, 1-8. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

OLIVEIRA, E.N.; VASCONCELOS, M.I.O.; ALMEIDA, P.C., PEREIRA, P.J.A.; LINHARES, M.S.C.; XIMENES NETO, F.R.G. & ARAGÃO, J.M.N. 2022. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde em Debate. Rio De Janeiro, 46 (1), 206-220. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E114

PLAKHOTNIK, M.S.; VOLKOVA, N.V., JIANG, C., YAHIAOUI, D., PHEIFFER, G., MCKAY, K., NEWMAN, S., & REISSIG-THUST, S. 2021. The perceived impacto of COVI-19 on student well-being and the mediating role of the university support: evidence from France, Germany, Russia, and the UK. Frontiers in Psychology, 12, 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.642689

STAKE, R. E. 2013. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e seleção, 7, 5-14, 2013. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/55.pdf

VILLAREJO-CARBALLIDO, B.; PULIDO, C.M.; DE BOTTON, L.; SERRADELL, O. 2019. Dialogic Model of Prevention and Resolution of Conflicts: Evidence of the Success of Cyberbullying Prevention in a Primary School in Catalonia. Int. J. Environ. Res. Public Health, 16, 918. https://doi.org/10.3390/ijerph16060918

Downloads

Publicado

07.03.2025

Como Citar

MELLO, Roseli Rodrigues de; NETO, Anselmo João Calzolari; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Formação remota dialógica de professores: desafios e aprendizagens decorrentes dos tempos da pandemia de COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26607, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26607. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26607. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 116
  • PDF 46