Formação remota dialógica de professores: desafios e aprendizagens decorrentes dos tempos da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26607Palavras-chave:
ensino remoto, formação de professores, pedagogia dialógicaResumo
Os impactos da pandemia da COVID-19 nas dimensões afetivas e cognitivas dos estudantes foram significativos em todos os níveis de ensino. Porém, mesmo durante o período de confinamento social, foram engedradas iniciativas para mitigar tais impactos sofridos pelo corpo discente. O objetivo dessa pesquisa foi entender se e como, no contexto do ensino remoto decorrente da pandemia, uma abordagem dialógica de formação de professores auxiliou na diminuição do sofrimento mental e na qualidade da aprendizagem estudantil. Realizou-se um estudo de caso sobre uma disciplina que reuniu licenciandos e profissionais da educação em diferentes redes de ensino do Brasil. Os dados foram produzidos pela aplicação de um questionário on-line respondido por setenta participantes. As respostas foram analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. Como principais resultados, obteve-se que a abordagem dialógica, pautada em Freire, Habermas e Flecha, foi fator crucial para o arrefecimento do sofrimento psíquico e para a qualidade da aprendizagem.
Downloads
Referências
AUBERT, A., FLECHA, A., GARCÍA, C., FLECHA, R., & RACIONERO, S. 2016. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos: EdUFSCar.
BOGDAN, R. & BIKILIN, S. 1994. Investigação qualitative em Educação. Porto: Porto Editora.
BRASIL. 2020. Ministério da Educação. Portaria de número 544, de 16 de junho de 2020. Institui o Ensino Remoto Emergencial nas Instituções Federais de Ensino Superior.
DAIMER, S., MIHATSCH, L., NEUFELD, S. A.S., MURRAY, G. K., & KNOLLE, F. 2022. Investigating the relationship of COVID-19 related stress and media consumption with schizotypy, depression, and anxiety in cross-sectional surveys repeated throughout the pandemic in Germany and the UK. eLife, 11, 1-32. https://doi.org/10.7554/eLife.75893
DOGAN-SANDER, E., KOHLS, E., BALDOFSKI, S., & RUMMEL-KLUGE, C. 2021. More depressive symtoms, alcohol and drug consumption: increase in mental health symtoms among university students after one year of the COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychiatry, 12, 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.790974
FLECHA, R. 1997. Compartiendo Palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Paidós.
FREIRE, P. 1997. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 30ª. Edição.
FREIRE, P. 1992. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 11ª. Edição.
GÓMEZ, J.; LATORRE, A.; SÁNCHEZ, M. & FLECHA, R. 2006. Metodología comunicativa crítica. Barcelona: El Roure.
HABERMAS, J. 1984. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro.
HABERMAS, J. 2012. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF.
JOANPERE-FORASTER, M., EGETENMEYER, R., SOLER-GALLART, M., LÓPEZ, A., & FLECHA, R. 2023. Dialogic Teaching beyond Words. Multidisciplinary Journal of Educational Research,13(3), pp 313 –324. http://dx.doi.org/10.17583/remie.12867
KANDEL, E.R. 2009. Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia das Letras.
KOHLS, E., BALDOFSKI, S., MOELLER, R., KELMM, S.L., & RUMMEL-KLUGE, C. 2021. Mental health,social and emotional well-being, and perceived burdens of university students during COVID-19 pandemic lockdown in Germany. Frontiers in Psychiatry, April 2021, 12, 1-11. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.643957
MAIA, B.R., DIAS, P.C. 2020. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, 1-8. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
OLIVEIRA, E.N.; VASCONCELOS, M.I.O.; ALMEIDA, P.C., PEREIRA, P.J.A.; LINHARES, M.S.C.; XIMENES NETO, F.R.G. & ARAGÃO, J.M.N. 2022. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde em Debate. Rio De Janeiro, 46 (1), 206-220. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E114
PLAKHOTNIK, M.S.; VOLKOVA, N.V., JIANG, C., YAHIAOUI, D., PHEIFFER, G., MCKAY, K., NEWMAN, S., & REISSIG-THUST, S. 2021. The perceived impacto of COVI-19 on student well-being and the mediating role of the university support: evidence from France, Germany, Russia, and the UK. Frontiers in Psychology, 12, 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.642689
STAKE, R. E. 2013. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e seleção, 7, 5-14, 2013. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/55.pdf
VILLAREJO-CARBALLIDO, B.; PULIDO, C.M.; DE BOTTON, L.; SERRADELL, O. 2019. Dialogic Model of Prevention and Resolution of Conflicts: Evidence of the Success of Cyberbullying Prevention in a Primary School in Catalonia. Int. J. Environ. Res. Public Health, 16, 918. https://doi.org/10.3390/ijerph16060918
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roseli Rodrigues de Mello, Anselmo João Calzolari Neto, Antônio Álvaro Soares Zuin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 116
- PDF 46