O processo de trabalho de docentes de educação física da rede pública de Pelotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/53.2025.26908

Palavras-chave:

trabalhadores, educação Física, escola

Resumo

Este estudo objetivou descrever o processo de trabalho que os docentes de Educação Física da rede pública de Pelotas estão imersos. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa e o estudo foi do tipo descritivo. Para a coleta de dados realizou-se um questionário com perguntas abertas, com seis professores de Educação Física da rede pública de ensino de Pelotas – RS, analisadas por meio da análise de conteúdo. Através das informações obtidas constatou-se os seguintes padrões quanto às condições de trabalho: a falta de reconhecimento, baixa remuneração e sobrecarga de trabalho. Diante disso, identificou-se que os professores de Educação Física estão sujeitos a processos de precarização, autointensificação e apresentam uma certa autonomia nas suas aulas, cerceada por planejamentos pré-estabelecidos. É fundamental a valorização da profissão através de estratégias que forneçam melhores condições de trabalho nos ambientes que esses profissionais estão inseridos.

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Biografia do Autor

Júlia dos Santos Silveira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela FAE/UFPel/Professora Adjunta do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação, Pesquisadora do Centro de Estudos em Políticas Educativas (CEPE/UFPel)

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela FAE/UFPel/Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel)/Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares Pós-críticos (GEIP) e do Grupo de Estudos em Educação Física e Educação(GPEFE)/Pesquisadora do Centro de Estudos em Políticas Educativas (CEPE/UFPel)

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Publicado

28.05.2025

Como Citar

SILVEIRA, Júlia dos Santos; IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva. O processo de trabalho de docentes de educação física da rede pública de Pelotas. Dialogia, [S. l.], n. 53, p. e26908, 2025. DOI: 10.5585/53.2025.26908. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26908. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

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