Aprendizagem profissional docente para atuar com bebês em instituições de Educação Infantil

Autores

  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4446

Resumo

Neste artigo discute-se a atuação profissional docente com bebês no âmbito da Educação Infantil, apresentando as tensões, os desafios e as possibilidades de organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido em instituições educacionais. Debate-se acerca de conhecimentos específicos da educação da criança que estejam sustentados na ação pedagógica de observação e escuta dos bebês, ação entendida como referência para a prática educativa que tenha como elementos balizadores a indissociabilidade entre cuidar e educar, a promoção da autonomia e da autoria das crianças pequenas. Por fim, indica-se a necessidade de constituição, nos processos de formação inicial e continuada, de uma identidade profissional do docente que vai atuar com bebês, visando a elevação da qualidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas instituições. Para tanto, propõem-se adaptações e ressignificações dos currículos e das práticas de ensino de forma a se ajustarem aos interesses, potencialidades e necessidades sociais e psicológicas das crianças.

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Biografia do Autor

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Linha de pesquisa: Infância, Educação Infantil e Formação Docente. Profa. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Pós Graduação em Educação da referida instituição.

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Publicado

27.09.2013

Como Citar

RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Aprendizagem profissional docente para atuar com bebês em instituições de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 63–74, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.4446. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4446. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil e formação de professores