Aprendizagem profissional docente para atuar com bebês em instituições de Educação Infantil

Autores

  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4446

Resumo

Neste artigo discute-se a atuação profissional docente com bebês no âmbito da Educação Infantil, apresentando as tensões, os desafios e as possibilidades de organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido em instituições educacionais. Debate-se acerca de conhecimentos específicos da educação da criança que estejam sustentados na ação pedagógica de observação e escuta dos bebês, ação entendida como referência para a prática educativa que tenha como elementos balizadores a indissociabilidade entre cuidar e educar, a promoção da autonomia e da autoria das crianças pequenas. Por fim, indica-se a necessidade de constituição, nos processos de formação inicial e continuada, de uma identidade profissional do docente que vai atuar com bebês, visando a elevação da qualidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas instituições. Para tanto, propõem-se adaptações e ressignificações dos currículos e das práticas de ensino de forma a se ajustarem aos interesses, potencialidades e necessidades sociais e psicológicas das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Linha de pesquisa: Infância, Educação Infantil e Formação Docente. Profa. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Pós Graduação em Educação da referida instituição.

Downloads

Publicado

27.09.2013

Como Citar

RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Aprendizagem profissional docente para atuar com bebês em instituições de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 63–74, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.4446. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4446. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil e formação de professores