O professor e o desenvolvimento emocional da criança pequena

Autores

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Uninove, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4489

Palavras-chave:

, Desenvolvimento Emocional. Educação Infantil. Estágio Curricular. Professor.

Resumo

Na sociedade contemporânea, na qual a maioria das mulheres está inserida no mercado de trabalho, a Educação Infantil tornou-se um espaço fundamental para o cuidado, a educação e a socialização das crianças. Diferentes atividades e atitudes devem ser promovidas e tomadas a fim de que elas possam desenvolver-se nos aspectos físico, social, emocional, da linguagem e da motricidade. Porém, ainda se evidenciam, nos dias atuais, condutas desrespeitosas de professores cujas consequências para o desenvolvimento emocional da criança de zero a cinco anos de idade merecem reflexão. Neste texto temos por objetivo apontar a importância da relação professor/criança pequena para que o desenvolvimento emocional dela ocorra de maneira saudável. O texto fundamenta-se nos referenciais da psicanálise no que se refere à constituição psíquica do sujeito, entre eles Winnicott (1998, 2011), Lacan (1966), Spitz (2004), Melaine Klein (1975, 1986) e Dolto (1998). Os dados foram coletados no segundo semestre de 2012 por meio de observação realizada por alunos que cursavam o 3º semestre do curso de Pedagogia de uma universidade privada, localizada na zona oeste da cidade de São Paulo, durante o estágio curricular obrigatório em salas de Educação Infantil em escolas públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Uninove, SP

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE) Professora da disciplina Psicologia da Educação nos cursos de pedagogia e fundamentos da psicopedagogia na pós-graduação lato-sensu em psicopedagogia no Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE).

Downloads

Publicado

27.09.2013

Como Citar

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O professor e o desenvolvimento emocional da criança pequena. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 93–109, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.4489. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4489. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil e formação de professores