Os saberes privilegiados na formação inicial de professoras da escola básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17061Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação inicial, Curso de pedagogiaResumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender como se realiza a formação dos saberes docentes no Curso de Pedagogia de uma universidade pública na Bahia. Autores como Soares (2009) e Pereira (2007), dentre outros, constituíram os sustentáculos às discussões aqui instituídas. Para compor o corpus das apreciações, optou-se pelo uso de epístolas, contando com a colaboração de 06 (seis) professoras egressas do referido curso que atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que o curso de Pedagogia, apesar das lacunas, contribuiu para a construção de saberes decisivos para a docência, a saber, conhecimentos específicos, pedagógicos, como também a pesquisa, a postura crítica e reflexiva, a dimensão afetiva e política, evidenciando que as docentes aprenderam a respeitar os alunos e a enxergá-los como sujeitos de direitos, ou seja, reconhecendo que a docência é uma prática política que contribui para a formação de cidadãos críticos.
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