Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883

Palavras-chave:

E-learning, Formação continuada, Tecnologias digitais

Resumo

Com vistas a valorizar os saberes docentes de uma professora em final de carreira, refletiu-se sobre a formação de professores e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mediante e-learning, no momento em que o país vivencia uma pandemia mundial provocada pelo COVID-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e, para coleta dos dados, utilizou-se entrevista narrativa com uma professora em final de carreira, que atua na Rede Municipal de Ensino de Brusque, (SC). Para análise, utilizou-se a análise de conteúdo e como suporte teórico, as contribuições de Marcelo (2001), Vaillant e Marcelo (2012), Nóvoa (2009, 2019, 2020) e Pérez Gómez (2015). Os resultados evidenciaram lacunas na formação continuada, pois não basta propiciar aos docentes formação, bem como utilizar tecnologia para o processo de ensino aprendizagem, visto que muitos estudantes não possuem acesso à internet. Tornando-se urgente repensar a educação, principalmente, das crianças pertencentes às classes menos privilegiadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Integrante da linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Integrante do Grupo de Pesquisa Leituras em Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL). Especialista em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, na qual foi bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuou de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possui experiência em docência desde 2012 em educação infantil e nos anos iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Cursei Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuei como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Atuei como professora e pesquisadora na FURB, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assumi a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras no período de julho/2014 a julho/2018. Coordenei o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Atualmente sou professora aposentada e atuo como professora visitante (20h) no PPGE da FURB e integro a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidero o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Atuo também como professora visitante (20h) na UNIVILLE e integro o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. Sou integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. Atualmente sou coordenadora geral da comissão local da XIII ANPEd-Sul. Minhas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, principalmente a formação inicial e continuada de professores.

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.

BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Diário Oficial da União. Mensagem nº 93. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-248641738. Acesso em: 21 maio. 2020.

BRASIL. Diário Oficial da União. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17. Acesso em: 21 maio. 2020.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria aos métodos. Porto: Porto Ed, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423, mai./ago. 2018.

MARCELO, Carlos. Aprender a Enseñar para la Sociedad del Conocimiento. Revista Complutense de Educación, vol. 12 n. 2, p. 531-593, 2001.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol.44 n.3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402. Acesso em 20 maio. 2020.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António. Webconferência - Formação de professores em tempo de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=ef3YQcbERiM Acesso em: 20 jul. 2020.

PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

PERÉZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso, 2015.

VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

BRUNS, Juliana Pedroso; RAUSCH, Rita Buzzi. Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 102–115, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17883. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17883. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia