A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18249

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Vulnerabilidade social, Sociedade, Emergências de saúde pública

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexos sociais que foram acarretados pelo fechamento das escolas por conta da pandemia da COVID-19. Para responder a tal cenário, se dispôs de pesquisa bibliográfica e documental a partir de jornais, legislação e documentos oficiais, sites e artigos científicos. E como resultado percebe-se reflexos potenciais nos alunos, professores e pais, tendo em vista que problemáticas derivadas desse fechamento como: a interrupção do aprendizado; alimentação escolar; adaptação dos professores a nova realidade tecnológica; pais sem preparação para as atividades em ensino remoto e em casa; desafio na melhoria e manutenção do ensino remoto; lacunas de assistência às crianças; aumento na taxa de evasão escolar; isolamento social das crianças; e, os desafios para validar e medir o aprendizado, tendem a afetar de forma direta e indiretamente esses indivíduos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e injustiça social. Isto posto, respostas a tais reflexos sociais devem advir das relações que entremeiam o Estado-escola-aluno-família de modo que o apoio mútuo poderá dar o suporte necessário a dirimir as consequências acarretadas pelo fechamento das escolas.

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Biografias Autor

Joao Ferreira Sobrinho Junior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (2009), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Acre (2005), além de especialização em Planejamento e Gestão Escolar (2007), como também, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e cursa atualmente Doutorado na Universidade Federal de Goiás. É servidor público no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência em Informática na Educação, Pedagogia e História.

Cristina de Cássia Pereira Moraes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Faculdade de Ciencias Humanas e Filosofia de Araguari (1985), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Historia das Idéias pela Universidade Nova de Lisboa (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, trabalhadores, ensino, irmandades e administração portuguesa. Desde 2010 atuamos com educação a distancia pela UAB trabalhando com projetos de extensão e educação continuada para professores da rede publica da educação basica em parceria com a CAPES/CNPq.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

SOBRINHO JUNIOR, Joao Ferreira; MORAES, Cristina de Cássia Pereira. A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 128–148, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18249. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18249. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia