Tipos de escola primária e seus diferentes alcances sociais: algumas fontes de 1938 a 1946

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19774

Palavras-chave:

Tipos escolares, Modalidades escolares, Escola primária, Comissão Nacional do Ensino Primário, INEP

Resumo

Este artigo centra atenção nos tipos de escolas primárias existentes no Brasil segundo levantamento de 1939, efetuado pelo O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e encaminhado para a Comissão Nacional do Ensino Primário, instalada em 1938 e responsável pela elaboração da primeira versão do anteprojeto que resultou na lei orgânica do ensino primário de 1946. O objetivo do artigo é basicamente alimentar os estudos em torno do assunto, mobilizando fontes pouco estudadas do período entre 1938 e 1946. A problemática que está na base deste artigo é a contradição contida em um grau de ensino, o primário, sobre o qual eram depositadas expectativas de unidade nacional e compartilhamento cultural e que, no entanto, é fragmentado, hierarquizado em modalidades que espelham discriminações e as desigualdades sociais certamente indesejáveis.

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Biografias Autor

Rosana Carla Oliveira, Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP

Mestre em Educação

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP

Doutora em Educação

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

OLIVEIRA, Rosana Carla; WARDE, Mirian Jorge. Tipos de escola primária e seus diferentes alcances sociais: algumas fontes de 1938 a 1946. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19774, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19774. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19774. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação