A gênese do ensino de história no Brasil: projeto para a construção da identidade nacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/38.2021.20445Palavras-chave:
história, educação, identidade nacionalResumo
O seguinte texto tem como objetivo analisar a gênese da constituição do ensino de história no Brasil, tal como suas primeiras décadas por meio de problemas e reflexões, sobretudo, durante o século XIX. Desta forma, busca-se apresentar possíveis influências e traçar reflexões a respeito da construção da identidade nacional por meio do ensino histórico a partir da perspectiva da exclusão étnico-racial como elemento significativo para a construção social e cultural da nação. Como metodologia, utiliza-se a de Bardin (2011), com o objetivo de realizar uma análise qualitativa do papel atribuído pelo Estado na disciplina escolar de história e sua relação com a construção da identidade nacional. Como resultado, apresentamos o contra-argumento de uma falsa ideia de passividade negra que o ensino de história buscou ressaltar na educação e os desafios diante dos resquícios na narrativa do imaginário brasileiro a respeito de uma suposta identidade nacional homogênea e de democracia racial.
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