Formação remota dialógica de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26607Palavras-chave:
Ensino remoto, formação de professores, Pedagogia dialógicaResumo
Os impactos da pandemia da COVID-19 nas dimensões afetivas e cognitivas dos estudantes foram significativos em todos os níveis de ensino. Porém, mesmo durante o período de confinamento social, foram engedradas iniciativas para mitigar tais impactos sofridos pelo corpo discente. O objetivo dessa pesquisa foi entender se e como, no contexto do ensino remoto decorrente da pandemia, uma abordagem dialógica de formação de professores auxiliou na diminuição do sofrimento mental e na qualidade da aprendizagem estudantil. Realizou-se um estudo de caso sobre uma disciplina que reuniu licenciandos e profissionais da educação em diferentes redes de ensino do Brasil. Os dados foram produzidos pela aplicação de um questionário on-line respondido por setenta participantes. As respostas foram analisadas de maneira quantitativa e qualitativa. Como principais resultados, obteve-se que a abordagem dialógica, pautada em Freire, Habermas e Flecha, foi fator crucial para o arrefecimento do sofrimento psíquico e para a qualidade da aprendizagem.
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