Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6456Palavras-chave:
Cidadania nacional, cidadania europeia, escola, jovens, educação profissionalResumo
O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político incentiva-se o respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural. Com a intenção de potenciar e desenvolver o exercício da cidadania, este artigo analisa documentos nacionais e da UE, que se referem às e aos jovens, pensando numa cidadania ativa, com voz e participação. Questiona-se a articulação entre as intenções políticas nestes documentos e a possibilidade de colocação em prática como modelo para jovens nos quotidianos escolares. O estudo na base deste artigo está a ser desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam uma Escola Profissional no Norte de Portugal.Downloads
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Publicado
2017-02-13
Como Citar
PINHEIRO, Sara Filipa; MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 119–132, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6456. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos