Thauma e pensar bem na educação infantil

Auteurs

  • Marcos Antônio Lorieri Universidade Nove de Julho
  • Eduardo Gasperoni de Oliveira Universidade Nove de Julho

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7383

Mots-clés :

Curiosidade Infantil. Diálogo. Educação Infantil. Pensar Bem. Thauma.

Résumé

O texto é decorrência de pesquisa cujo tema foi: Filosofia e Educação para Pensar Bem na Educação Infantil, que teve como foco as possíveis contribuições da proposta do Programa de Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar de Matthew Lipman para o estabelecimento de procedimentos pedagógicos que favoreçam a manutenção e o desenvolvimento da natural curiosidade das crianças em torno do conhecer. Na Educação Infantil não há, costumeiramente, preocupação e procedimentos que visem a alimentar essa natural curiosidade manifestada pelas expressões de admiração e de espanto (thauma, como o definiram Platão e Aristóteles) das crianças, curiosidade que é impulsionadora da busca por explicações e entendimentos. A questão central, aqui, é: em que medida práticas reflexivas iniciais a partir das perguntas das crianças, de acordo com o proposto por Lipman, podem contribuir para uma educação para o pensar bem na Educação Infantil? O texto apresenta considerações e proposições a respeito do que se pode fazer na Educação Infantil. A referência teórica principal são as ideias de Lipman, acrescidas das de outros pensadores como Paulo Freire, Karl Jaspers, Hannah Arendt, Darcísio Muraro e John Dewey. Trata-se de pesquisa bibliográfica que utiliza como categorias analíticas: curiosidade infantil (thauma), pensar bem, diálogo e educação para pensar bem. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcos Antônio Lorieri, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) – PUC-SP; Licenciado em Filosofia – USP; Professor no Programa de Mestrado em Educação – UNINOVE.

Eduardo Gasperoni de Oliveira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho – São Paulo – SP – Brasil

Téléchargements

Publiée

2018-12-27

Comment citer

LORIERI, Marcos Antônio; DE OLIVEIRA, Eduardo Gasperoni. Thauma e pensar bem na educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 197–213, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7383. Acesso em: 27 août. 2024.